Objetivos de Campanha: qual escolher?

Campanha Dez 17, 2020

De nada adianta construir uma estratégia sem um objetivo. Isso poderia ser uma dica de xadrez, um trecho do livro “A Arte da Guerra” ou até um conselho de vida, mas estamos falando aqui sobre Marketing de Influência.

Quando uma marca decide alcançar públicos por meio de criadores de conteúdo, é essencial que ela saiba exatamente o que deseja conquistar com aquela determinada campanha. Isso não vale apenas para campanhas que incluem marketing de influência, mas nesses casos a clareza do objetivo é fundamental, tanto para que os criadores de conteúdo certos sejam selecionados para o trabalho quanto para que o briefing possa direcionar seus esforços e ideias a uma meta comum com a empresa.

Dessa forma, o trabalho em conjunto dos criadores pode gerar resultado de maneira mais potente e visível - fica fácil enxergar os frutos da campanha e até analisar as métricas de uma estratégia quando você sabe quais são as variáveis que podem estar por trás do trabalho que você está desempenhando.

No MIS, marcas podem encontrar diversos criadores de conteúdo para diferentes projetos e, quando chega o momento de definir as informações específicas da campanha, a marca deve escolher o que deseja alcançar com aquele projeto. Esse é um dos recursos da plataforma MIS, que ajuda marcas a entenderem melhor suas expectativas com suas propostas e a definirem o foco da campanha.

São quatro objetivos principais, baseados em métricas, que podem guiar o caminho da sua estratégia.

O primeiro possível objetivo é o engajamento, que nada mais é que o nível de interação que acaba existindo entre o conteúdo publicado pelo creator e o seu público. Uma palavra chave para o engajamento é o envolvimento, que é a capacidade de traduzir os sentimentos da audiência sobre uma marca, serviço ou produto em números de curtidas, comentários e outros tipos de interações que podem ser feitas pelo público.

O segundo possível objetivo são as impressões, que trazem o número de vezes que o conteúdo foi visualizado, mesmo que ele tenha sido visualizado mais de uma vez pela mesma pessoa. Isso é importante porque, muitas vezes, é a repetição que ajuda a fixar uma ideia ou um conceito na mente de alguém. É importante não confundir as impressões com o alcance, que discutiremos em breve.

O terceiro possível objetivo é a conversão, que é levar o público a realizar uma ação, que pode ser clicar em um botão, cadastrar uma conta ou até concluir a compra de fato. Essa é uma boa estratégia para marcas que querem estimular vendas ou consumo de seus serviços, mas que ainda precisam levar o cliente até o ponto final de sua jornada de compra ou até realizar uma outra ação específica.

O quarto possível objetivo é o alcance que, diferentemente das impressões, não contabiliza todas as vezes que um conteúdo foi visualizado e sim quantas pessoas o visualizaram. Isso significa que se, por exemplo, alguém viu um post de anúncio cinco vezes, isso ainda será contabilizado apenas uma vez só no alcance, pois foi visto pela mesma pessoa.

É importante que as marcas entendam as métricas e utilizem esse conhecimento em todas as campanhas que pretendem fazer. Mas também é crucial que elas escolham seu objetivo principal, para não sair atirando para todos os lados e perder o seu alvo. Quando uma estratégia focada e inteligente é traçada, a chance de sucesso é muito mais alta.

Marcadores