O que as empresas pensam do Marketing de Influência?

Marketing de Influência Abr 15, 2021

Todo criador de conteúdo conhece e entende muito bem a eficiência de uma campanha de Marketing de Influência bem desenvolvida. Quando o creator se dedica e o briefing é bem bolado, os resultados são sempre positivos. Mas será que as empresas também enxergam desse jeito?

Na pesquisa “ROI & Influência 2021", feita pela YouPix, foram levantados dados relevantes em relação a forma com que as marcas brasileiras mensuram suas ações com influenciadores.

Algo relativamente novo na pesquisa é a relação feita entre o Marketing de Influência e o período da pandemia no qual vivemos. De acordo com os dados, 83% das empresas já pensam que o Marketing de Influência se tornou mais estratégico no período de pandemia.

E isso não é pouca coisa, não.

O crescimento foi grande: de 2019 até agora, o budget usado para campanhas nesse segmento de valores entre 300 mil e 1.5 milhões de reais aumentou 68%.  Além disso, entre as empresas pesquisadas, 71% delas já declaram que pretendem investir ainda mais na área do Marketing de Influência.

Mas afinal, para que as empresas tanto querem utilizar o Marketing de Influência? Qual é o maior propósito delas em contratar criadores de conteúdo e influenciadores para divulgarem seus produtos ou serviços? O que elas procuram?

De acordo com a pesquisa, o objetivo que mais produz resultados para as empresas no Marketing de Influência é o de Awareness e Amplificação da mensagem. Se você não sabe muito bem o que isso significa, esse assunto já foi discutido com mais detalhes em outro texto aqui no Creator’s Lab: As vantagens do Marketing de Influência para a Brand Awareness. Vem dar uma conferida.

Além do Awareness, as marcas também procuram características específicas nos influenciadores para as suas campanhas. Os três critérios mais buscados por empresas na hora da seleção são:

  • Engajamento
  • Conexão com o universo da marca ou produto
  • Alinhamento com os valores da marca

É claro que existem muitos outros pontos de importância na hora da seleção, e falamos um pouco sobre eles em outro conteúdo aqui do Creator’s Lab: Como as marcas escolhem criadores para suas campanhas.

Com essas informações fica mais fácil entender que as empresas querem sim, e muito, trabalhar com campanhas de Marketing de Influência. É uma estratégia rentável e valiosa e cabe a elas valorizarem este universo cada vez mais.

Marcadores