Creators Guiando o Consumidor: Parte 1 - As vantagens do Marketing de Influência para a Brand Awareness

Jan 21, 2021

Para quem entende o básico de como funciona o trabalho de um criador de conteúdo na internet, não é difícil entender como ele é capaz de conscientizar públicos e trazer assuntos, ideias e basicamente qualquer outro tema que desejar para sua audiência de forma clara e que forme uma conexão.

Muitos criadores sabem aproveitar o que está em alta e têm o poder de amplificar esses assuntos para alcançar ainda mais usuários. Mas os melhores criadores são aqueles que definem sobre o que desejam falar, deixam clara a relevância do que querem dizer e constroem o assunto que quiserem discutir no momento. Eles acabam criando as tendências do mercado.

Essa perspectiva não é muito diferente para as empresas que desejam se inserir no mercado de influência. No meio publicitário já é regra para o sucesso de um novo produto, marca ou serviço que ela seja reconhecida e que seja apresentada ao público alvo antes que possa iniciar outras estratégias de divulgação. E quando uma marca quer fazer esse lançamento com um boost, os criadores de conteúdo são uma excelente opção para integrar a estratégia inicial de difusão. Essa demanda da marca é conhecida como a primeira etapa da Jornada do Consumidor: a conscientização, ou awareness para os gringos de plantão.

Não, essa conscientização aqui não tem nada a ver com salvar o meio-ambiente ou consumir menos carne. Ela é a forma pela qual as marcas trabalham a imagem e percepção de uma mudança em uma marca ou lançamento de uma novidade com o público geral. E os criadores de conteúdo estão sempre um passo à frente quando se trata de estimular esse tipo de conscientização de marca.

Os criadores conseguem desenhar suas próprias narrativas e, através delas, encaixam anúncios dos mais variados tipos, principalmente de marcas que buscam seu espaço no holofote. Trazer produtos e serviços para suas realidades e comentar sobre eles de maneira descontraída, pessoal e íntima é o ponto forte de criadores e, por isso, esse tipo de campanha de Marketing de Influência tem funcionado tanto.

O público se sente parte da rotina do creator, se imagina dentro da vida do influenciador, e isso significa que, quando algum conteúdo mostra como um produto ou serviço funciona e como ele pode ser útil, a audiência insere aquilo na sua própria rotina e isso estimula a necessidade e o desejo pelo produto na audiência do criador de conteúdo. Isso sem contar na confiança, construída dia-a-dia entre creator e audiência, e que é transferida ao produto ou serviço que ele está promovendo.

Por isso, para uma marca que deseja estar na “boca do povo”, nada melhor que encontrar os creators com a voz certa.