Guia de Publi Posts para Creators (segundo o Conar)

Jan 21, 2021

No dia 18 de dezembro, o Conar apresentou o Guia de Publicidade para Influenciadores Digitais ao Ministério da Justiça.

O Guia contém diversas orientações para criadores de conteúdo que trabalham com campanhas publicitárias e se você também se encaixa nessa classificação, não deixe de acompanhar o post para saber tudo que você pode ou não fazer em suas #Publis.

Identificação Publicitária em Hashtags

E já falando em #Publi, essa é uma das hashtags que você pode usar nos seus posts e stories como identificação de conteúdo publicitário, contanto que o contexto favoreça essa interpretação. Já outras como #Ad e #Colab não são tão recomendadas e podem trazer problemas para você e para a marca com o Conar.

Se liga na tabela abaixo para entender o porquê:

Quando você for usar uma hashtag de identificação, lembre-se que ela deve aparecer já na primeira tela do anúncio, sem que o público precise buscar mais informações ou clicar para "ver mais".

Isso significa que, quando for o caso de Insta Stories, é recomendado deixar a hashtag sempre no primeiro story. E em plataformas onde o conteúdo é visível apenas por um período limitado (como Snapchat e stories do Instagram), a identificação deve ficar visível durante o tempo em que o conteúdo fica disponível. Quando é o caso de uma série sequencial de posts (como stories mais longos), é recomendado deixar a identificação ainda no primeiro.

Identificação Publicitária em Post Feed

E, quando for o caso de post feed, é melhor deixá-la como a primeira hashtag entre as que estão na descrição de um post. A hashtag de identificação em um Post Feed pode ficar tanto na descrição do Post (sempre no começo do texto, como já mencionado) quanto por cima da própria imagem, em cores que permitam a leitura.

Além das Hashtags, existem outras expressões cuja utilização são permitidas ou contra-indicadas.

Identificação Publicitária em Vídeos

A identificação publicitária em casos de vídeo pode ser feita em texto (como hashtags por cima do vídeo), em áudio (você mesmo falando) ou das duas maneiras ao mesmo tempo. Essa identificação pode ser inserida tanto no começo do vídeo quanto no momento em que a divulgação é feita.

Em caso de lives e qualquer tipo de conteúdo com teor publicitário que for veiculado em tempo real, a identificação deve ser feita repetidamente, para que a relação fique clara ao público.

Curtiu as dicas? Para que seu você nunca tenha problemas com o Conar, lembre-se delas sempre que for criar o seu próximo conteúdo.