O Equilíbrio entre Publis e Conteúdo Raiz

Conteúdo Mar 03, 2021

Quando um criador de conteúdo começa a crescer, logo chegam as oportunidades de colaborar com marcas em suas parcerias pagas - publis para os íntimos (como nós). E aí, com essas novas demandas pagas para serem produzidas e publicadas, surge um dilema nessa rotina de criação: qual é a quantidade certa de conteúdos orgânicos entre cada publi?

A verdade é que não tem resposta concreta. Existem algumas regrinhas básicas de bom-senso que todo criador deve seguir, não importa o que aconteça, como não produzir conteúdo pago para duas marcas concorrentes dentro de um certo período de tempo (entre 3 a 6 meses geralmente, até por preferência das marcas), não aceitar campanhas quando não há tempo hábil para fazê-las ou não aceitar produzir para marcas que não fazem sentido com o seu público e seu estilo.

Mas mesmo assim fica a dúvida sobre o quanto a quantidade de publis que um creator produz pode influenciar no seu desempenho e no seu perfil. Será que o público não acaba ficando de saco cheio?

Os dados dizem que não. Mas depende de como o creator aborda o resto do seu conteúdo.

De acordo com a pesquisa “O post é pago, e aí?” realizada pelo Instituto Qualibest, aproximadamente 69% dos seguidores de criadores de conteúdo digital estão seguindo eles porque eles abordam assuntos que os interessam. Por isso é tão importante, para a relevância de qualquer influenciador, que se mantenha uma produção de conteúdo raiz, aquele que condiz com o seu nicho de criação original. É através desse material que o criador será capaz de angariar uma audiência fiel e atenta, que vai segui-lo, ouvi-lo e dar muito valor a tudo o que é dito por ele.

Esse conteúdo raiz vai prender e magnetizar públicos cada vez maiores para o perfil do influenciador, facilitando o caminho para a produção de mais publiposts que, muitas vezes, passam até despercebidos, se bem integrados aos conteúdos orgânicos do influenciador.

E “despercebido” é uma palavra chave aqui. É claro que os seguidores sabem quando um influenciador está ou não produzindo uma publi, e isso não deve ser escondido nunca, sempre marque sua publi com #publicidade. Mas é importante mesclar os dois tipos de conteúdo

De acordo com a mesma pesquisa mencionada anteriormente, 63% dos seguidores que acompanham um influenciador que produz conteúdos de seus interesses gostam e aprovam a recomendação de produtos. E 55% deste total acham que essas recomendações em forma de publis são menos invasivas que anúncios da mídia mais tradicional, como na TV e internet. Isso porque o influenciador acaba conquistando relevância e impacto na rotina de seu seguidor simplesmente através da intimidade e da aproximação que ele consegue criar.

Então na hora de pensar se uma publi vai impactar o seu perfil ou não, o influenciador deve pensar primeiro no que já está no seu perfil. Será que ele já consegue engajar bastante o público que tem? Será que o conteúdo produzido já alimenta bem a sua audiência? Porque se a resposta a todas essas perguntas forem sim, é bem provável que quando este influenciador for recomendar um produto, seus seguidores até agradeçam.

Marcadores