Em que negócio atuam os creators?

Criadores de Conteúdo Dez 09, 2020

Para quem vê de fora, parece complicado entender o que faz um criador de conteúdo. Qual é a sua estratégia? Qual é o seu objetivo? Como ele cresce? Como ele avalia seus resultados? Como ele sabe o que está dando certo e o que não está?

Essas dúvidas nascem de um desconhecimento quanto ao próprio mercado em que o creator atua.

Que os criadores produzem conteúdo, isso já sabemos, mas no escopo geral, o que eles buscam? Em que negócio os creators trabalham? A resposta é simples: o público.

Cativar uma audiência é bem mais complicado do que parece (e olha que já parece bem complicado para começo de conversa). É preciso visão, sensibilidade e uma atenção redobrada para cada oportunidade de aproximação que surge. Só assim um creator consegue construir um perfil e se tornar uma personalidade relevante para atrair e reter públicos de seu interesse.

Pouquíssimas marcas são capazes de emplacar um perfil de sucesso e presença nas redes sociais. É difícil para uma empresa, sem rosto e sem voz, atingir uma audiência engajada e apaixonada pelo produto ou serviço oferecido.

E, mesmo quando conseguem, manter essa base interessada é difícil. Conectá-los através de uma comunicação direta e verdadeira é complicado, ainda mais para grandes marcas que não atuam em negócios nichados. Isso porque essas marcas de grande porte precisam agradar grupos amplos e diversificados, conquistando novos públicos sem soltar a mão daqueles que elas já tinham.

Enquanto isso, os criadores de conteúdo trabalham sua aptidão para conquistar, engajar e preservar públicos ligados aos seus nichos e conseguem atingir resultados muito mais eficazes na hora de promover um produto.

A proximidade entre criador e audiência não existe por acaso. Tem muito suor envolvido nisso. Essa afinidade é trabalhada diariamente pelo creator e precisa constar como uma de suas principais metas na hora de planejar tanto sua abordagem quanto seus conteúdos.

É graças à proximidade desenvolvida com o público que os creators são capazes de se expressar com naturalidade, trazendo muita confiança no seu discurso e nas suas recomendações. Esse assunto é analisado com mais detalhe no texto “Criadores: Mais Que Canais, Amigos”.

Portanto se alguém ainda se questiona em qual negócio atuam os criadores de conteúdo, a resposta é simples: é o negócio da conexão e fortalecimento de laços com o seu próprio público. Um público que, quando bem cultivado, segue por anos acompanhando e confiando seu creator de forma fiel.

Marcadores