Creators Guiando o Consumidor: Parte 4 - Gerando conversão a partir do conteúdo criado para publicidade

Negócio Fev 10, 2021

Chegamos, finalmente, ao grande chefão da Jornada do Consumidor. O último passo, que exige muita cautela e esforço, se chama Conversão. Como ela pode ser trabalhada por marcas e criadores de conteúdo, desde o início da campanha?

Nos passos iniciais da organização de uma campanha é essencial para o sucesso da mesma que a marca determine desde o início quais serão seus objetivos. Adquirir mais reconhecimento pelo público? Apresentar um produto novo ao mercado? Reafirmar a posição no pensamento do consumidor? Existem diversos objetivos (você pode conhecer alguns deles aqui) e as estratégias devem se moldar através deles.

Quando o assunto é marketing digital de influência, existem inúmeras possibilidades de desenvolvimento para os conteúdos que  podem se transformar, se distinguir ou até mesmo se unir dependendo da necessidade específica do anunciante e a forma como ele deseja mensurar seus resultados . E um dos objetivos mais difíceis, talvez porque é a última etapa da jornada do consumidor, é a conversão.

A conversão se dá sempre que alguém realiza uma ação que foi proposta como clicar em um botão de compra, acessar uma página, cadastrar-se em um site, preencher seus dados, etc. E quando o assunto são campanhas de marketing de influência, não é difícil entender porque elas se tornaram uma forma tão querida por aqueles que desejam converter cada vez mais.

E a resposta é simples: as redes sociais estão repletas de possibilidades para a conversão de público. O imediatismo que a internet oferece facilita e guia os usuários em sua jornada de conversão. E essa opção direta e prática que se integrou ao modus operandi tanto de usuários casuais quanto dos “heavy users” moldou e redefiniu o processo de consumo de conteúdo publicitário e comercial.

Com conteúdos designados para audiências específicas, os criadores de conteúdos se mostram aliados fortíssimos nessa cultura virtual da proximidade, afinal esse é o “negócio” deles. A conversão é sempre mais fácil quando o canal que expressa a mensagem desejada pela marca torna-se um “porta-voz” dedicado ao próprio conteúdo e próximo do público, e é exatamente isso que creators potentes são capazes de construir em seus conteúdos ao longo do tempo - como já mencionado em conteúdos anteriores.

Com a internet aliada ao poder de carisma e criatividade dos criadores de conteúdo, as mensagens de uma marca se tornam muito mais próximas do consumidor - quase como se o creator conduzisse com carinho a mão dos usuários para o clique que a marca deseja alcançar. E nada supera o poder de convencimento de alguém especialista em seu próprio público e segmento.

Marcadores