Usando os Analytics: como ver e analisar as métricas do Instagram

Analytics Jan 07, 2021

Um dos passos essenciais em qualquer campanha feita pelo MIS é coletar os analytics da sua publicação. Sempre após a campanha ser realizada, quando o conteúdo já foi produzido e postado, é essencial enviar as métricas dos conteúdos para o MIS.

É muito importante enviá-las após o trabalho, porque elas servem como um pós-vendas, uma forma de demonstrar para a marca os resultados de seu investimento e entender como foi a performance de sua campanha nas redes sociais. Em todas as campanha nós produzimos um relatório que informa a marca não só dos resultados, mas também de próximos passos.

Mas não se engane: a utilidade dessas informações vai além de comprovar resultados de campanha, os dados são um poderoso aliado para potencializar o seu crescimento e produzir conteúdos cada vez mais adequados a sua audiência. Os analytics são dados úteis que devem ser coletados e analisados, e a leitura deles deve ser introduzida a sua rotina de creator, para resultados cada vez mais potentes.

Já sabe como acessar os analytics do seu Insta? É bem simples!

Para acessar as informações de um Post específico, você vai até ele e seleciona ‘Ver informações’ no canto inferior esquerdo da postagem, logo acima da opção de like, comentário e compartilhamento.

Nessa página, você consegue ver diversos dados como o alcance geral, o número de visitas ao perfil que se originaram daquela publicação, o número de interações e até quantas contas foram alcançadas com esse post específico.

Mas se você quiser dar uma olhada em informações mais gerais sobre a sua conta, você pode acessar essa página no menu da direita, selecionando a segunda opção da lista: “Informações”.

Nessa página, você pode ter uma visão geral da conta, podendo selecionar períodos diferentes (semana ou mês) para analisar quantas contas foram alcançadas, o número de interações com o conteúdo e o total de seguidores.

O interessante dessa página também é ver a porcentagem desses valores e se o resultado foi positivo ou negativo, em comparação ao seu próprio progresso. E se você quiser uma análise ainda mais detalhada de cada um dos itens, você pode selecioná-los e verificar informações mais minuciosas, com gráficos para cada dia.

Agora que você tem essas informações, você pode usá-las para traçar novas estratégias de atuação, redefinir metas e entender como o seu público funciona de acordo com a sua atividade no Instagram.

Marcadores