3 Dicas para Engajamento

Conteúdo Mar 12, 2021

O engajamento é uma das métricas mais importantes para o seu Instagram (isso se não for a mais importante entre todas). Além de ser utilizado por criadores de conteúdo para medir a própria qualidade e relevância do conteúdo, o engajamento também ajuda as marcas na hora de escolherem nomes para suas campanhas.

O MIS separou algumas ideias e sugestões para o engajamento do seu Instagram bombar esse ano. Já pega uma caneta e um bloco de notas e vai anotando aí, porque é só dica boa.

Dica dos 15 Minutos

Quando os seus seguidores interagem com um post logo depois que ele foi publicado, o Instagram reconhece isso como um engajamento ainda melhor e o seu post fica em evidência. Mas você sabia que interagir com posts de outras contas também ajuda o seu perfil?

Uma truque que vem sendo usado por diversos criadores de conteúdo é a Dica dos 15 Minutos e funciona dessa forma: sempre nos 15 minutos antes de postar, tente interagir com outros posts do Insta que façam sentido para o seu público. Vá atrás de hashtags, perfis similares e posts que se conectem com o seu e curta, comente, etc. Repita o mesmo processo nos 15 minutos imediatamente após o seu post ser publicado.

O truque funciona porque esses perfis que foram curtidos ficam curiosos e vão até a sua conta. E aí o primeiro post que eles vão ver quando entrarem na sua página será aquele último que você postou.

Faça perguntas

Pessoas são naturalmente curiosas. Você pode despertar este instinto nelas incluindo uma caixinha de perguntas dentro de um story ou encerrando a legenda de um post com um questionamento, por exemplo.

Essa técnica gera muitos comentários e respostas às suas publicações e pode trazer insights poderosos para definir e entender melhor a sua audiência. Além disso, quando os seus seguidores perguntam algo e são respondidosa, eles se sentem mais íntimos e próximos de você.

Crie conteúdo compartilhável

Quando o seu conteúdo atinge sua audiência do jeito certo, os seus seguidores não vão ter outra opção senão compartilhá-lo. Mas que jeito certo é esse? Não existe uma resposta única, tudo vai depender do seu nicho e da sua abordagem, mas algumas dicas funcionam muito bem.

Uma dica para que suas publicações sejam compartilháveis é criar conteúdo identificável, aquele tipo de post que diz tudo que alguém quer dizer, só que pelas suas palavras. Isso ajuda o seu post a se espalhar (os seguidores querem expressar a opinião deles através da sua publicação) e também facilita a aproximação entre criador de conteúdo e seu público.

E aí, curtiu as dicas? Não dá pra esquecer também que, para um engajamento maior, é essencial que o seu conteúdo também seja de alto nível. Então se o seu conteúdo for sensacional e você ainda seguir todas essas dicas, é só sucesso!

Marcadores